A génese





Em Abril de 2023 a minha filha Sandra Inês tinha uma promessa a cumprir numa peregrinação a Fátima. No início não dei muita importância ao assunto, mas rapidamente se transformou num desafio a cumprir pelos 2.

Uma peregrinação depende de muitos fatores, não basta escolher a data da sua realização. Temos que decidir qual o percurso, se vamos em autonomia total ou não, e com quem vamos.

Decidimos que iriamos numa altura da primavera e que incluísse o feriado de 25 de Abril.

Iriamos em autonomia total, apenas teríamos boleia para o regresso a casa. Esta opção deve ser ponderada porque o peso que carregamos às costas não é nada desprezável.

Decidi que não iriamos pela habitual EN109 e que iriamos fazer parte do caminho de Santiago (no sentido inverso). Após alguma pesquisa decidi fazer em 5 dias o seguinte percurso:

  1. Ílhavo-Cantanhede
  2. Cantanhede-Condeixa
  3. Condeixa-Ansião (aqui já na rota Carmelita)
  4. Ansião-Caxarias
  5. Caxarias-Fátima
Para a etapa 1, 2 e 5 usamos o google maps (opção "a pé") para nos indicar o melhor caminho. Mesmo assim foram 150Km de peregrinação e muito sobe e desce em estrada e caminho de terra.

Apesar de muito desafiante foi uma peregrinação imemorável pela positiva.
Sentimos as 4 estações do ano, conhecemos pessoas interessantes e muito simpáticas, e temos muitas histórias para contar.
Uma peregrinação não é só percorrer o caminho entre a origem e o destino, é o que se "vive" no caminho.

Comentários